Blog do Leo Santana


Inteligência Artifical

No novo site. Clique aqui



Escrito por Leo Santana às 17h11
[   ] [ envie esta mensagem ]




LeonardoSantana.Com.Br

Olá galera!!! Já está no ar, ainda em fase de construção, o site do UN HOMBRE ESTÚDIO E PRODUÇÕES, o qual eu montei, sou diretor, editor-chefe, roteirista, web-designer, office-boy e ainda sirvo cafezinho.

Ainda vou manter o blog e o flog por um bom tempo (Talvez nem os feche), mas a partir de agora irei migrar lenta porém decididamente, para lá.

E pra não ficar só numa visita formal, coloquei mais uma tira de GHOST WRITER lá, ok?

Sempre que tiver uma atualização por lá, vou vir aqui e avisar, beleza ?

Ah, e o endereço? é http://www.leonardosantana.com.br

Os comentários, podem deixar por aqui mesmo, ok? E não reparem na bagunça por lá. Ainda estamos de mudança.



Escrito por Leo Santana às 21h40
[   ] [ envie esta mensagem ]




ARTISTA S/A

Nova coluna Vertebral no Bigorna

http://www.bigorna.net/index.php?secao=colunavertebral&id=1156308053



Escrito por Leo Santana às 14h19
[   ] [ envie esta mensagem ]




A saga da Un Hombre Estúdio e Produções

Já fazem alguns poucos meses que eu iniciei a Un Hombre Estúdio e Produções, o estúdio de um homem só: eu mesmo. Mesmo que ela só exista no meu imaginário (Não há firma criada ou algo assim), ela é bastante real. E, a primeira atitude que eu tomei ao criar esse estúdio, foi comprar um caderninho. Desse dia em diante, tudo o que se relacionava monetariamente com meu trabalho em quadrinhos, eu anotava ali. Como o estúdio não tinha nenhum dinheiro, a primeira anotação foi um débito de R$ 1,50 referente ao caderno que acabara de comprar.

Em seguida, comecei a contabilizar ali tudo o que gastava e recebia com meus trabalhos com quadrinhos. as receitas: Venda de revistas (Brado, Prismarte, AHQB, etc), recebimento por algum trabalho (Ainda não aconteceu depois que comprei o caderno, mas é aqui que entrará); e as despesas: de correios, envelopes, xerox, impressão, material para produção de revistas (como estilete, régua, isopor e grampos).

Obviamente, as despesas ainda são maiores e as receitas são ínfimas devido aos custos de produção. Mas em casos como a BRADO (As edições que eu tenho comigo são minhas para vender e o valor apurado fica comigo mesmo), o valor que entra supera em muito os custos (Basicamente só os de envio, uma vez que a produção já existiu antes).

Isso me controlava quanto aos gastos com quadrinhos. Eu esperava vender alguma coisa para investir com esse dinheiro que entrasse (Mesmo que o caixa não saisse do vermelho, era-me importante não extrapolar demais para aprender a conviver com essas restrições).

Bom, agora ele vai pipocar um pouco pois acabo de assinar com um provedor de internet que me custa R$ 24,90 por mês. Haviam outras opções mas preferi essa pois me dava o suporte que eu necessitava (Asp.net e banco de dados). Agora resta correr atrás do prejuízo. Será um interessante exercício de administração.

Se algum dia, o caderninho virá pro azul, eu aviso a vocês, ok?



Escrito por Leo Santana às 14h35
[   ] [ envie esta mensagem ]




Rir ainda é o melhor remédio

Segue um desenho feito pelo grande desenhista e amigão JEAN OKADA  intitulado Mirza querendo morder o Leo Santana =). Valeu jean!!!!

Abaixo segue algumas situações engraçadas que me vieram a cabeça para compor a imagem

Situação 1:
Mirza: Eu vou acabar com você, seu desgraçado!
Leo Santana: Opa! É melhor entra na fila, Dona Mirza!!!

Situação 2:
Mirza: Ai, fofinho, eu vou chupar gostoso esse seu pescocinho!!!!
Leo Santana: Opa! Faz isso não que minha mulher acaba com nós dois num piscar de olhos!!!!

Situação 3:
Mirza: Por que você não me colocou no AHQB ainda ?!?!?!
Leo Santana: Calma Dona Mirza!!! Até especial pela Ópera Gráphica a senhora ganhou!!! Vamo dar chance pros outros personagens nacionais, ok?!?



Escrito por Leo Santana às 09h15
[   ] [ envie esta mensagem ]




Roupa suja se lava em público.

Só confirmando o que já resolvi com o pessoal via e-mail. Retirei meu roteiro do Projeto do Raio Negro. Uma série de fatores foram importantes para isso e é uma coisa que eu já devia ter feito a mais tempo. O ponto culminante foi o fato de algumas pessoas do grupo envolvido (Que, é necessário dizer e saber separar o profissional da amizade, admiro a todos) querer me pressionar para arranjar um novo desenhista para ocupar o lugar do Fábio Turbay.

Ora, conhecessem-me melhor (E isso é desculpável, por que só quem já trabalhou comigo é que me conhece mesmo), saberiam que não trabalho assim. Só destituo um desenhista depois que ou ele não me dá nenhum retorno por um longo período ou o próprio desenhista desiste do trabalho. E o próprio Fábio já havia se comprometido comigo recentemente por isso que nem me preocupei.

O projeto, para se entender melhor, consistia em 3 roteiros por 3 roteiristas diferentes com 3 desenhistas cada um. Ora, portanto, tratava-se de um trabalho descentralizado. Não era preciso que estivéssemos todos subordinados a produção de minha hq para que se comessassem os trabalhos. Ok, o meu roteiro serviu de base para a construção dos outros dois, mas o que eu quero dizer é que ninguém estava desenhando nada e só perguntando quando o outro ia começar. Então não entendi, e também não gostei, quando vieram me sugerindo um novo desenhista de uma forma bastante impositiva, quase como se o roteiro não mais me pertencesse e nem a sua produção.

Daí, quando disse que o desenhista era o Fábio e iria continuar sendo enquanto assim eu o desejasse e que, devido a isso e outras coisas, estaria me retirando do projeto, choveu adjetivos como "adolescente", "anti-profissional", "egocêntrico" e , entrelinhas, "estrela".

Eu tenho um livro que considero espetacular e que vivo lendo chamado A ARTE DA PRUDÊNCIA de BALTAZAR GRAZIAN. Infelizmente, eu raramente cumpro suas técnicas de prudência. Isso, por que, para mim, existe um grande problema que é: não consigo ficar calado quando acho que tem algum coisa errada. É o signo de Libra suplantando ume vez e sempre a razão.

Eu não acreditava no projeto. Continuar nele seria admitir e calar uma mentira pra mim mesmo. E eu não sou tão cínico a esse ponto. Outro ponto é que acredito em parceria na melhor acepção da palavra e, por isso, sempre tendo a ficar do lado do meu desenhista até que ele me prove o contrário de que estou fazendo a coisa certa.

Eu não me preocupo (Eu sinto muito pois gosto das pessoas envolvidas, mas não posso me preocupar) se os envolvidos não entenderam a minha posição. Posso até estar errado mas acredito que fui profissional. Mas ,também , ser profissional não significa aceitar tudo o que lhe colocam calado.

Como eu gosto de frisar, em acontecimentos como esse, todos tem suas razões e todos se consideram certos. portanto, dicifilmente, as pessoas concordarão com as coisas que digo aqui.

Fazer o que, né ?

Em tempo: Obviamente, nem todos no grupo pensaram ou agiram da mesma forma e, protanto, é necessário frisar que também houveram aqueles que entenderam a minha atitude e não me criticaram.



Escrito por Leo Santana às 12h48
[   ] [ envie esta mensagem ]




Os verdadeiros amigos são para a vida toda

Eu queria agradecer as palavras carinhosas dos amigos. Elas são sempre necessárias em momentos em que você aprece meio aturdido. Valeu mesmo galera.

Ainda pretendo dar continuidade aos meus trabalhos nos quadrinhos (Como disse o Ricardo, tá no sangue), mas acredito que passarei mais tempo escondido. É claro que, sempre que puder, vou fazer algum barulho mas deixarei as coisas correrem sem a minha ingerência por um tempo.

Tem um monte de coisa plantada em um monte de lugar. É só esperar elas germinarem.

Jean, cara, gostei do que vc disse. Você é um cara da porra!

Carlos Henry, o projeto do Raio Negro deve correr sem mim. Já fiz o roteiro e se o Fábio puder, ele vai fazer o desenho. Se ele não puder, acreditem, eu vou entender muitíssimo bem.

Acho até meio prematuro vocês ficarem cobrando isso quando nenhum de vocês ainda começou a trabalhar em suas partes.

Enfim, vamos ativar o piloto automático nos quadrinhos e, quando a gente menos esperar, as coisas se normalizam.

Mas, repito, não vou sumir de vez...apenas ficar mais, digamos, discreto.



Escrito por Leo Santana às 21h03
[   ] [ envie esta mensagem ]




Roda Viva

Toda vida é isso: Quando pretendo dar arrancadas na área de quadrinhos, vem a vida e me faz pisar bruscamente no  freio.

Eu tenho e estou com um monte de projetos encaminhados e outros precisando de minha atenção mas, agora, uma nova reviravolta acontece na minha vida.

Eu gosto sempre de repetir a frase de John Lenno: Vida é o que acontece enquanto você está fazendo outros planos.

Preciso repensar sobre o meu trabalho. Ficar e minguar ou aceitar o desconhecido para o bem ou para o mal. Perda de estabilidade, insegurança, menos liberdade. Tud isso implica em menos tempo disponível para os quadrinhos. Para alguém que pretende fixar seu nome de alguma forma nessa área, o limbo é o pior inimigo.

Sei que tenho poucos (mas fiéis) visitantes. Sei que, talvez, eles sejam os únicos a se importarem com isso.

Vamos esperar para ver aonde o fluxo das águas nos levam...



Escrito por Leo Santana às 15h53
[   ] [ envie esta mensagem ]




Vortei

Ainda meio fora de meu fuso e rotina habitual mas já me organizando com os novos e velhos projetos.

Já disse que minha irmã Munich, del Chile, está aqui ? Pois é! Tem uma fota nossa aqui com a minha sobrinha linda Luiza.Ela me trouxe uma revista (Álbum) em francês chamado The original Atomic Circus - Le  retour de james battaile (Acho que é isso..). Não entendi porra nenhuma mas é bem legal o acabamento gráfico. Os desenhos são meios sujos como de alguns autores da Animal e tem também as fotos de um filme feito em cima dessa hq. Muito louco.

E por falar em loucura, deu um surto psicótico em mim e acabei comprando de uma tacada só NAUSICAA DO VALE DOS VENTOS E e LUSÍADAS 2500 de LAÍLSON.

Apesar da balada do preço salgado de ambos (Hugo Pratt é outro que devo adquirir no próximo mês), posso afirmar que trata-se de duas obras espetaculares. Nausicaa só faltava mesmo ser colorida mas, ainda assim , é fantástica. Lusíadas não falta nada. Laílson fez realmente um trabalho digno de admiriação.

É isso aí, galera. I'm back in Bussiness!!!



Escrito por Leo Santana às 12h15
[   ] [ envie esta mensagem ]




Muito, Muito trabalho

Galera, estou trabalhando muito, muito mesmo. Mas não é em quadrinhos. É no meu emprego da vida real. Essas duas últimas semanas foram fogo. Até final de semana eu trabalhei (Em casa mas conectado com o cliente. Deus abençoe o VNC).

Amanhã estarei viajando para Petrolina (Lembra da música? Petrolina, Juazeiro, Juazeiro, Petrolina, todas duas eu acho uma coisa linda, eu gosto de Juazeiro e adoro petrolina!) a trabalho e o finla de semana vai ser em cima de um desktop. Talvez dê para navegar um pouco e responder os e-mails, mas não sei se vou poder atualizar meu blog e flog. Por isso, estou dando uma atualizada hoje.

Era pra eu postar só sábado, mas, devido as circunstâncias acima, vocês deram sorte (Eita quanta presunção, hein?) e coloco mais uma tira de Ghost Writer. Ei, esse negócio de Tira é o mó barato de fazer, sabia? Ah, se eu "subesse desenhá" de verdade.

Chega de blá blá blá



Escrito por Leo Santana às 20h18
[   ] [ envie esta mensagem ]


[ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
  01/09/2006 a 30/09/2006
  01/08/2006 a 31/08/2006
  01/07/2006 a 31/07/2006
  01/06/2006 a 30/06/2006
  01/05/2006 a 31/05/2006
  01/04/2006 a 30/04/2006
  01/03/2006 a 31/03/2006
  01/02/2006 a 28/02/2006
  01/01/2006 a 31/01/2006
  01/12/2005 a 31/12/2005
  01/11/2005 a 30/11/2005
  01/10/2005 a 31/10/2005
  01/09/2005 a 30/09/2005
  01/08/2005 a 31/08/2005
  01/07/2005 a 31/07/2005
  01/06/2005 a 30/06/2005
  01/05/2005 a 31/05/2005
  01/04/2005 a 30/04/2005
  01/03/2005 a 31/03/2005
  01/02/2005 a 28/02/2005


Outros sites
  # METROPOLIS
  # PRA QUÊ TANTO PODER?
  # CIÚMES
  # SOZINHO
  # SEGUNDA-FEIRA SANGRENTA
  # O CHAMADO
  Alan Moore Sr do Caos
  Alex Miranda
  All Silva
  Allan Goldman
  Areia Hostil
  Arquivos HQB
  Bad Girls Blog
  Crazy Claudinha
  Bigorna
  Brado Retumbante
  Carlos Brandino
  Clube
  Comic Art Community
  CQB
  Crazy Claudinha
  Daniel Brandão
  Denelson (Animes Free)
  10 pãezinhos
  Dumpalink
  El Lapadon
  ELMS
  Fantagraphics
  FotoLobo
  Gian Danton
  Gibi Blog
  Girls With Guns
  Glam0ur
  Hardbrasil
  Hector Lima
  International Hero
  Ivan Maurício
  JJ Marreiro
  Joacy Jamys
  Kamen Rider
  Kill My Day
  Lula Borges
  Macoratti - Programação
  Mangazinne
  Manoel
  Marcelo QM
  Márcio Takara
  Martelo
  Mauro Barbieri
  Musikaki
  Napalm Comics
  Nona Arte
  Nona Arte Blog
  Omedi
  Orbital
  Prismarte
  Prof. Gerson
  Quadrinhos Crepúsculo
  Rapadura Açucarada
  Revista Kaos
  Rodrigo Martins
  Samicler
  Sandro Marcelo
  Sci-Pulp
  Seabra
  stinkydonuts
  Seiren
  Superzines
  Time Killer
  Universo HQ
  Zine Brasil [Fotolog]
  Bubba Gump
  Jean Ok Flog
  Zona Negativa
  Marco Santiago
  Laudo
  banda erótica
  FAT
  Sivirino
  Attu Sees All
  Blogalizado
  Anderson Quespaner
  Jackson Gebien
  Warren Ellis
  Paulette
  Antônio Éder
  Relatório Alfa
  o Franco Atirador
  Gibizada
  Munich
  Fábrica de Quadrinhos
  Héroi
  HQ Maniacs
  Sobrecarga
  Candyland
  Cortante
  Neorama
  HQ NADO
  Subterrâneo
  Paulo Nery
  Joe Bennet
  Zuper blog
  Loblog
  Melhores do Mundo
  Roger Cruz
  Blog Dos Quadrinhos
  Raul TM
  LS FLOG
  Ricardo Anderson
  Baú da Grafipar
Votação
  Dê uma nota para meu blog