Blog do Leo Santana


Agora, voltamos a nossa programação normal
 
Segue abaixo uma notícia que pesquei há algum tempo atrás na web através do Neorama, mas estava em espanhol. Embora se pareça muito com o português, não tive saco de ler e mandei para minha irmã, Munich Santana, que mora no Chile e fala muy bien o casteliano, para traduzir.
 
Sinto não ter o link original para creditar corretamente a matéria, mas fica, em todo o caso, o texto para que seja lido e analisado como uma noticia sobre quadrinhos.
 
Enaltaçao  do Parlamento a Industria de COMIC
O congresso aprova uma proposta para que se crie um premio nacional y uma comissao parlamentaria de dedicada exclusivamente ao Quadinho.
 
LUIS SÁNCHEZ-MOLINÍ

Numa época em que o parlamento  nao se caracteriza por acordos unánimes, surpreende que um asunto como o dos quadrinhos conseguiu quase o imposible: colocar de acordo todos os partidos políticos. Terça feira passada, a vice- presindenta do congresso de deputados, Carmen Chacón, pasava a historia das historias em quadrinhos españolas ao apresentar (em nome do grupo socialista) uma proposta de lei que incentivava ao ministerio da cultura  a criar um premio Nacional de Comic para reconhecer e estimular uma das industrias culturales mais ativas na Espanha, que contraditoriamente nao está suficientemente apoiada pelas instituiçoes publicas.
 
A euforia foi tão grande que pessoas acostumadas a andar buscando brigao, como Francisco Rodríguez (BNG), Joan tardá (ERC), José María Lasalle (Partido Popular) o la mesma Chacon (PSOE –partido socialista) nao duvidaram em mostrar seu entusiasmo pelo projeto. Agora sim, cada um colaborando com uma parte  do prato principal y puxando a sardina para o seu lado. Por exemplo: Lasalle  se encarregou de lembrar o que a ministra popula Pilar de Castillo fez pelas historias em quadrinhos – ela modificou as bases da medalha de ouro de Belas Artes para que pudesse incorporar os desenhistas -, enquanto que o republicano pedio que o premio leve em consideraçao a variedade cultural de Espanha. Por seu lado, o nacionalista Gallego fue o mais construtivo ao propor que as bibliotecas e os colegios públicos tenham uma sessao especifica dedicada ao quadrinho com a intençao de torná-lo popular entre os jovens.
Mas as coisas nao ficaram ai. Todos os grupos de parlamentares se comprometeram a seguir uma política de apoio a este setor. Quer dizer, que como dizem os analistas políticos, o comic passou a ser uma questao de Estado. Além do que, as excelencias  do parlamento formaram uma comissao que se encarregará de articular todas as proposta encaminadas ao congresso e a apoiar esta industria.
Por agora, os palamentares terao que resolver se aceitam uma  velha reinvidicaçao do mundo do quadrinho  español que se aplique a esta arte o conceito de exceçao cultural  , algo que obrigaria a dar prioridade as historias em quadrinhos realizadas em nosso país, em vantagem sobre as estrangeiras. É que a pesar de que Espanha é um dos países onde se faz algumas das melhores historias em quadrinhos do mundo, durante o ano passado, dos 2.400 títulos publicados, somente 10% eram de autores nacionais.
Esta falta de apoio aos desenhistas nacionais faz com que,  como em muitos outros setores, se produza uma especie de fuga de cerebros, com uma consequente perda de competitividade da industria (que se encontra principalmente em Barcelona, Madri e ultimamenta na cornisa cantábrica. Em resumo, o que pretendem os autores e editores é seguir o modelo de França. Esta opçao se debe principalmente a dois fatores, o apoio do estado español a industria cultural nativa (algo que produziu intensos debates nos últimos tempos)  e sua aposta pelo comic que, sem renunciar a parte comercial, conserva uma nítida vocaçao cultural. Por ejemplo, o sonho de todo editor español é encontrar un quadrinho como o de  Asterix e Obelix, produto que nao se esgota e nao se desatualiza a pesar de levar décadas no mercado com uma grande dignidade.

Escrito por Leo Santana às 12h42
[   ] [ envie esta mensagem ]




Por que nem só de quadrinhos vive o homem

Aproveitamos o feriado prolongado e fomos conhecer os Alpes Suíços. Apesar do Frio intenso que faz aqui, na suiça, não tivemos problemas em nos adaptar. Segue uma foto minha e de minha filha, Ariel, enquanto patinávamos num lago congelado próxima a nossa cabana. Foto tirada por minha mulher, Cláudia.



Escrito por Leo Santana às 12h40
[   ] [ envie esta mensagem ]




Saiu a BRADO RETUMBANTE 4

Mais detalhes aqui



Escrito por Leo Santana às 21h14
[   ] [ envie esta mensagem ]




Conspirações

Ano passado, fui convidado para integrar um seleto time para um trabalho secreto intitulado Conspirações no Brasil. Entre os participantes desse grupo estavam Antônio Éder, Ivan Carlo (ou Gian Danton, seu pseudônimo) e Márcio Massula Junior.

Eu fiquei responsável por escrever uma hq sobre o mistério do ET de Varginha e entreguei a minha história em quatro páginas que foram desenhadas pelo MAURO BARBIERI (EGOTRIP - SAUDADES).

Recentemente, o Antônio Éder me contactou novamente para escrever outra hq. Dessa vez sobre a Urna eltrônica. Roteiro entregue, roteiro aprovado (Pelo menos pelo Antônio Éder. Falta ainda a 'benção' do Ivan Carlo. Os dois são os capitães dessa jornada).

Por enquanto é só pessoal!



Escrito por Leo Santana às 11h11
[   ] [ envie esta mensagem ]




SINOPSES

Sou péssimo em sinopses. Por isso não gosto de escrever sinopses a não ser pra mim mesmo. Toda vez que sou obrigado a escrever uma sinopse para alguém que precisa avaliar meu roteiro é justamente ali que eu acho que vou desperdiçar a minha chance.

Na minha opinião, minhas sinopses nunca são tão interessantes e conseguem abranger as verdadeiras nuances de um roteiro (Nem poderia, né?).

Que um exemplo: Egotrip - Saudades. A história conta o reencontro de dois homens que há muito não se viam para matar as saudades.

Falando assim parece uma história chinfrim e sem graça, né? Mas a verdade é que a história esconde um segredo revelado no final da história que faz essa história aparentemente boba ganhar em profundidade e emoção.

Por isso, sempre que posso (E nos roteiros pequenos isso quase sempre é permitido), eu fugo das sinopses e mando o roteiro direto!

Por isso, uma das coisas que preciso melhorar e aprender é a escrever sinopses. Mas, enquanto puder, eu vou escorregando pela tangente e me livrando delas. 8)

Fui



Escrito por Leo Santana às 11h53
[   ] [ envie esta mensagem ]




Voltando a nossa programação normal

Acabada as festividades, voltamos aos nossos trabalhos esforçados diários. 
Ontem assisti ao filme Nacional O CASAMENTO DE ROMEU E JULIETA. um filme simplesmente ótimo! 
Fosse americano seria um blockbuster. Aqui , sinceramente, não sei qual a repercussão que o filme obteve da crítica e público.
O filme tem tudo: romance, comédia, emoção e, é claro, a Luana Piovani. Alguns críticos mais severos poderiam criticar a história estilo 'mamão com açúcar',  mas já faz algum tempo que eu desisti de rotular histórias baseadas na profundidade de seus temas. Pra mim, uma boa história é aquela que o público gosta e que é bem contada (não necessariamente nesta ordem).
Levando isso em consideração, o filme é muito bom, muito bem construído e muito bem dirigido. Todos os personagens cumprem suas funções com eficiência.
Resumindo: é um filme ótimo e que deve ser assistido por todos. Eu garanto que vocês não vão se arrepender.



Escrito por Leo Santana às 12h25
[   ] [ envie esta mensagem ]




Agradecendo

Gostaria de agradecer a todos os amigos que passaram por aqui e elogiaram e deram força!! Tudo isso só reanima e recarrega as baterias para continuarmos na luta! Ainda mais por que conheço cada um de vocês e sei que foram palavras sinceras! Isso é o mais importante!

e respondendo

Jean Okada: O local onde foi realizado a premiação é realmente um luxo! Trata-se do auditório da Livraria Cultura daqui de Recife, um lugar que transpira estilo e bom gosto. Foi realmente um toque de gênio realizar o evento ali!

Maurício Figueiroa: Você JAMAIS vai ter que lutar para conseguir desenhar meus roteiros. Você vai comigo aonde eu for. Na premiação eu agradeci muito a você por ter sido um parceiro fiel, que trabalhou com responsabilidade e compromisso. E ainda vamos fazer muitas hqs juntos, pode contar com isso. 



Escrito por Leo Santana às 22h18
[   ] [ envie esta mensagem ]




Entrega do Prêmio PRISMARTE 2005

Acabo de voltar da premiação e o que eu posso dizer a vocês é que cada vez mais me orgulho do pessoal da PADA (O Milson,  Marco, Valcir e o Arnaldo que fazem a prismarte). Apesar dos problemas técnicos que sempre insistem em acontecer (dessa vez foi o datashow qu travou no meio da entrega dos prêmio) e do número reduzido de pessoas (Acho que não chegou a 30 mas foram bem mais do que no ano passado e, ainda mais, se levarmos enconsideração que foi no meio de um feriadão!), o evento se realizou dentro de uma organização exemplar! Coisa de primeiro mundo como só pessoas que entendem o quanto é séria essa brincadeira de fazer quadrinhos podem conceber.

Foi muito legal e, apesar de estar um pouco envergonhado por ir tantas vezes à tribuna pegar minhas estatuetas (Foram 3 ao todo totalizando 5 troféus: 3 pra mim, 1 pro maurício Figueiroa e 1 pro Mauro Barbieri - Aguardem que vou mandar em breve os troféus, ok?), tudo correu dentro de um ambiente bastante informal.

Abaixo segue as fotos dos 'melhores momentos'


Luciano Félix (Amigo, desenhista da MAD e desenhista de uma hq minha - A FINAL) segurando a próxima capa da PRISMARTE e EU


EU, Laílson (Criador do Pindorama e , até o ano passado, curador e organizador do FIHQ-PE) e o Milson Marins (Editor da Prismarte, roteirista e desenhista).


Eu dando meu show: "Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu viviiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii"


Laílson também cantou seus maiores sucessos, enquanto Milson Marins esperava a vez para cantar "Chiquita bacana"


Resultado final: 5 Prêmios. 3 pra mim: Melhor Roteirista, participação na melhor edição e melhor hq. 1 para Maurício Figueiroa :Melhor hq em claudia encontra a felicidade. e 1 para Mauro Barbieir: Participação na melhor edição.



Escrito por Leo Santana às 14h08
[   ] [ envie esta mensagem ]




Agradecimentos e novas hqs

Amanhã, estarei recebendo os prêmios da PRISMARTE. Neste momento (Na verdade, durante a semana toda), o pensamento que passou pela minha cabeça foi o de agradecimento. É verdade que não foi fácil chegar até aqui (E ainda há tanto a percorrer...), convencer as pessoas a acreditarem que valia a pena desenhar algum roteiro seu, conquistar o leitor pela história (e pelos desenhos, é claro!), fazer alguém perceber que você existe.

É verdade também que houveram muitas decepções. Acredito que para cada 5 desenhistas com quem me envolvi para desenvolver algo, 4 me deixaram na mão. Mas isso não foi motivo para desistir. Apenas para tomar mais cuidado. E houve aqueles que me deram muitas alegrias. Por confiarem no meu trabalho, por o terem entrego em um tempo hábil ou por simplesmente o terem entregue. Há também àqueles que, mesmo sem tempo ou disponibilidade, encaixam-se como podem para me ajudar sempre que eu preciso deles.

Amanhã, quando eu agradecer pelo troféu, vou lembrar dos leitores que votaram em mim, e, na representação de Mauro Barbieri (Ego Trip - Saudades, incluída na melhor edição) e Maurício Figueiroa (Metrópoles - Claudia Encontra a felicidade, melhor hq), agradecerei a todos os artistas que tem se mantido firme comigo mesmo sem nenhum motivo plausível o suficiente para que eles assim o procedam.

E, aproveitando a oportunidade, trago dois novos trabalhos e parceiros que me trazem novas alegrias e novos motivos para agradecimentos.

Eu não posso falar muito sobre essa hq que eu fiz com o FAT (Pelo menos por enquanto não) mas qu eo resulrado final ficou simplesmente maravilhos. É uma hq pequena que já está pronta mas que aguarda alguns tramites para que eu possa falar mais sobre ela.

 

A segunda é uma hq longa (16 páginas de uma série chamada AS AVENTURAS AMOROSAS DE JOSEFINA) que estou desenvolvendo com o ALLAN GOLDMAN. Esse é só um detalhe da primeira página que vai demorar pra ficar pronta. Combinamos algo em torno de 1 página por mês e eu já estou suficientemente agradecido ao Allan por conseguir me encaixar no seu apertado cronograma uma vez que o Allan já vem executando alguns trabalhos para fora do país há algum tempo.

 

Bom, é isso! Tracem suas metas, marquem seus objetivos e, depois, comecem a trabalhar para alcança-los. E não se espatem se, algum dia, mais cedo ou mais tarde, vocês o alcancem!



Escrito por Leo Santana às 20h00
[   ] [ envie esta mensagem ]




SPoilers Lost 2º Temporada - Leia por sua conta e risco

1) Na escotilha tem um cara que a cada 108 minutos tem que digitar os números 'malditos' e apertar execute num botão de um computador velho pra caramba. Pra quê ninguém sabe, mas acredita-se que algo muito ruim pode acontecer se o botão não for apertado. Existe uma probabilidade de que a escotilha seja, na verdade, uma base de lançamento de mísseis. Mas isso é só um chute meu.
2) Aliás, não há apenas uma escotilha mas diversas espalhadas pela ilha.
3) O pessoal que estava na cauda do avião também sobreviveu. Não todos, é claro. Cerca de 22 pessoas...na primeira semana. Mas, no acampamento de Jack só irão chegar 4.
4) Shannon Morre.

 Isso Tudo apenas até o episódio 19. Tem outras coisas legais mas aí só quando vocês começarem a assistir. Pra quem quiser, a dica: Baixe o BitComet e descubra como ele funciona (É mais ou menos parecido com o E-Mule, sendo que os arquivos estão em sites para torrents) e baixe as legendas no site LostBrasil (http://www.lostbrasil.com).

P.S. Não repitam os spoilers nos comentários por que outras pessoas podem não querer saber e é um direito delas, ok? Se alguém fizer isso eu vou ter que apagar o comentário, ok?



Escrito por Leo Santana às 12h03
[   ] [ envie esta mensagem ]




A Idiossincrasia humana e os roteiros de quadrinhos

Eu gosto muito dessa imagem. Ela revela muito mais do que aparenta e serve para explicar muitas coisas que, aparentemente, não vemos.

primeiro,vamos ao óbvio silencioso: ela mostra uma menina gótica, no meio  de um grupo da mesma tribo. Isso revela que ela é uma pessoa dada a parecer que tem gostos mórbidos e fincado na anulação dos sentimentos alegres e detrimento dos tristes. Mas, ao mesmo tempo e - pasmem! - ela carrega uma bolsa do Bob Esponja como um sol nas costas em meio a escuridão?

O que isso poderia querer nos dizer?

A mim, revela que ela, apesar de pertencer a um grupo (Será por isso que ela é gótica? Para fazer parte do grupo e ser aceita? Possivelmente...) de góticos, ela ainda é uma menina. Uma mulher com alma de criança. E isso é possível e perdoável. Só exigimos dos outros que sejam eternamente fiéis às suas primeiras convicções. E o se humano não é assim.

Ele pensa. Tem uma opinião e toma um partido. Depois, repensa. Muda de opinião e toma outras atitudes. Depois, novamente revalida suas conivcções e toma outra direção. E assim, segue até o final da vida.

Com os quadrinhos, às vezes, acontece a mesma coisa. os personagens podem nos surpreender tomando outras direções e tendo outras opiniões da que se esperam que eles tenham. É claro que isso deve ser feito com extremo cuidado sob o risco de tornar o personagem inconsistente (Sem uma personalidade definida), mas é extremamente possível. E, é claro, que suas guinadas de rumo devem sempre ser alicerçadas em acontecimentos presentes em sua vida. Que lhe aconteceram ou lhe atingiram de qualquer forma.

Há uns 6 meses atrás ou mais, escrevi um roteiro de dois josés, ambos pobres e amigos, onde um se tornava um traficante e o outro , apesar das mesmas oportunidades, preferiu seguir uma vida honesta, mesmo continuando pobre. O conflito existiu, dentro da história, por que um José, o do crime, tinha inveja do outro, o honesto, por que, apesar de tudo, ele era querido na comunidade e havia conquistado o amor de uma mulher que também era cobiçada por ele. O José do crime, então, aprisiona o primeiro e o tortura para mostrar que ele é fraco e que ele renegue todas as coisas que conquistou, inclusive a mulher,  em troca da vida. Este, apesar de tudo, mantém-se firme em suas convicções de que o mal não é um destino, mas uma escolha e não a que ele faria. Para encurtar a história, no final, o josé do crime mata seu amigo e, antes de matar-se, chora, compelido pela dor e profere as seguintes palavras: "Eu sempre quis ser você, José. Agora, finalmente eu vou conseguir.". E se mata.

Eis, então, a polêmica: O grupo para o qual eu escrevi a história, disse que o roteiro estava muito fraco e inconsistente por que um bandido, traficante e assassino, não podia chorar. Era ser muito bunda-mole ou coisa desse tipo.

Eu compreendi as críticas deles, mas mantive-me resoluto. O final permaneceria o mesmo. Se o roteiro não fosse aceito por causa disso, eu entenderia e retiraria o meu trabalho do projeto (Afinal, ele não havia sido aceito).

Alguns dias depois, um dos encarregados do projeto escreveu-me dizendo que o roteiro seria aceito por que ele leu sei lá onde que o Gian danton afirmou que um personagem poderia ser dado a comportamentos ambiguos e contraditórios. Ele não mencionou que isso se trata de personagens esféricos, mas eu entendi. E o roteiro foi aceito.

Hoje, lê-se as histórias com muita pressa. Ou se entende de cara a mensagem (E ela, muitas vezes, tem que estar explicitamente declarada) ou a história não presta. nenhuma das pessoas com que eu trabalhei nesse projeto (Que, de minha parte não vingou por que acabei depois retirando o roteiro de qualquer jeito por outros motivos de confiança que não vale a pena discutir aqui) cogitou o fato de que os dois josés não eram só personagens de quadrinhos mas seres humanos. Que o josé 'do mal' não passava de um ridículo favelado que sofreu tanto ou mais que o José 'do bem' e que nunca soube e nem nunca saberá lidar com suas fraquezas e frustrações.E que, no final das contas, jamais se esqueceu de que aquele José que ele invejava, nunca deixou de ser seu amigo de infãncia.

É, a vida é complicada. E escrever para so quadrinhos sabendo disso, é uma delícia.



Escrito por Leo Santana às 13h43
[   ] [ envie esta mensagem ]




Livro Rápido

Um site que eu descobri ontem e achei muito interessante para quem quer publicar e não quer se preocupar com produção, divulgação e distribuição.

Pode não ser a panacéia, mas eu achei a solução, no mínimo, bastante atraente. EU já sei que eles não tem estoque. A pessoa pede, eles imprimem e mandam.

Quando eu tiver algum material, vou arriscar e fazer um teste (Que mal há nisso?). EU já me cadastrei e vi que, inclusive, eles tem uma opção para histórias em quadrinhos.

Ah, o endereço do site é http://www.livrorapido.com.br

Abs.



Escrito por Leo Santana às 13h48
[   ] [ envie esta mensagem ]




Atualizações de informações

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer por duas coisas:

A primeira é pelos parabéns quanto ao prêmio que ganhei da Prismarte. Valeu galera! É mais ou menos como o Brandino disse: A gente se esforça e planta sementes sinceras de nosso melhores trabalhos. Depois é esperar elas darem frutos. Se ainda não deram, apenas significa que tenhamos que contnuar semeando cada vez mais e melhor.

A segunda é pela adesão em massa do Projeto da Prismarte Edição especial da Copa: Já recebemos trabalhos de Marcus Ramone, Bira Dantas,  , Ivan Maurício, FAT, Antônio Eder e Marcio Massula. E já confirmaram sua presença com trabalhos o Carlos Brandino, o Jean Okada, Will e Eloyr Pacheco! É realmente em ocasiões como essa que eu fico feliz de ter e estar compartilhando nesses 3 anos de atividades quadrinhisticas de um convívio com pessoas realmente legais! A todos vocês que estão colaborando, o meu muito, muitíssimo obrigado por ajudar a não deixar morrer uma idéia legal de um dos grupos que eu mais me orgulho de conhecer: o pessoal da PRISMARTE!

Segunda notícia:  Não adianta eu ficar batendo em ponta de faca. A maioria da galera gostou mais do pensador e eu oficializo a marca como a primeira marca do meu micro-estúdio-do-eu-sozinho: o UN HOMBRE ESTÚDIO E PRODUÇÕES. Portanto, quando virem a marca abaixo saibam que Leonardo Santana (Quem?) está envolvido na parada!

É isso aí, galera! Devia ter mais coisas pra eu comentar mas minha mente decrépita, viciada em half-life 2 e em Lost, segunda temporada (Embora esteja mais fraca que a primeira), só lembra disso agora. Alguém ainda não sabe o que tem dentro da escotilha ? e Quer saber ?

Fui!



Escrito por Leo Santana às 22h03
[   ] [ envie esta mensagem ]




Confira abaixo os ganhadores do Troféu Melhores Quadrinhistas Prismarte 2005.

Melhor Lançamento: Prismarte Especial - Guerra nas Estrelas

Melhor Edição: Prismarte #25 (Dorivam Morais, com Ressurreição; Arnaldo Luiz, com
O Fim, e Leonardo Santana e Mauro Barbieri, com Saudades.)

Melhor Capa: Prismarte #20 (Homenagem ao Mestre Will Eisner, de Arnaldo Luiz, José
Valcir
e Milson Marins.)

Melhor Personagem: Mino Tauro e Tampinha, de Arnaldo Luiz.

Melhor História: Metrópolis - Claudia encontra a Felicidade, de Leonardo Santana e Mauricio Fig.

Melhor Arte-Finalista: Marco Marins.

Melhor Desenhista: Luciano Felix.

Melhor Roteirista: Leonardo Santana.

A entrega será feita no dia 22 de abril, sábado, às 11h da manhã, na Livraria Cultura ao lado do Shopping Paço Alfândega, no Recife Antigo. Na ocasião serão realizadas palestras e sorteio de brindes.



Escrito por Leo Santana às 23h10
[   ] [ envie esta mensagem ]




Nova rodada de velhos logos e agradecimentos

Antes de mais nada, gostaria de agradecer às pessoas que, de imediato, já se prontificaram a ajudar na produção do PRISMARTE EDIÇÃO ESPECIAL DA COPA! Entre eles já confirmaram presença Jean Okada, FAT, Antônio Cedraz, Marcus Ramone e Carlos Brandino. Realmente, fico feliz em saber que existem amigos espalhados por aí sempre dispostos a ajudar.

Voltando a falar nas logomarcas, a que eu mais gostei foi a do cara dando um pulo no ar. Achei mais dinâmica e que combinava mais com meu espírito que gosta de se lançar sem paraquedas nas coisas nas quais eu acredito. A do pensador eu achei legal mas, ao mesmo tempo, achei muito pedante. Algo meio elitista e menos divertido. Eu não quero me prender a um estilo. Quero correr por todas as vertentes: Do humor ao terror, passando pelos heróis e pelo sexo.

Se alguém achar uma siluetazinha que considere legal e quiser me mandar para eu fazer uns testes eu agradeço. Postei mais algumas novas siluetas para que vocês voltem a votar. No mesmo ou em outro diferente. Também acrescentei o Produções (Que por enquanto vai sem os acentos mesmo) por que também pretendo produzir (editar) coisas que não são minhas.

Ok, boys! Fiquem a vontade!



Escrito por Leo Santana às 21h40
[   ] [ envie esta mensagem ]




Mutirão Futebol

Olá amigos!!!

Estou convocando a todos para participar do PRISMARTE EDIÇÃO ESPECIAL COPA DO MUNDO.

Pode ser com um desenho, uma hq, uma matéria, etc, desde que relacionada com futebol.

Estamos precisando de sua colaboração, mas tem que ser logo. A edição deve estar sendo fechada ainda agora em Maio (Se houver material suficiente!).

Não deixem de participar.

É uma boa oportunidade para os artistas que reclamam que Brasileiro só sabe fazer hq de supre-heróis e de rpg.

Os interessados coloquem a mão na massa e corram!!!

podem mandar os trabalhos para o meu e-mail <lsantanabr2000@yahoo.com.br> ou para o do Milson Marins <conteudointerativo@gmail.com>.

maiores ifnormações no e-mail do Milson!!!

Agradeço de antemão a todos os que colaborarem.



Escrito por Leo Santana às 10h36
[   ] [ envie esta mensagem ]




Troféu Melhores Quadrinhistas Prismarte 2005

E o Bigorna sai na frente:

Aqui

 



Escrito por Leo Santana às 13h53
[   ] [ envie esta mensagem ]




UN HOMBRE ESTÚDIO

Estou fazendo uma brincadeira para criar um logo para os meus trabalhos solo. Eu criei a UN HOMBRE ESTÚDIO. Empolgado sai testando algumas possibilidades para a criação de uma logomarca pequenininha que eu pudesse colocar nas páginas iniciais ou capas de cada hq minha. O resultado inicial vocês podem ver aí embaixo.

Nas 3 primeiras imagens, o desenho é de um homem saltando num precipício (mas amarrado numa corda que ninguém é besta!). Nos 3 de baixo há uma representação do homem que pensa de Rodin. Se não tiverem o que fazer, por favor opinem sobre as marcas e digam qual a que vocês acharam menos feia.

é isso aílson! Fui!



Escrito por Leo Santana às 11h59
[   ] [ envie esta mensagem ]




AS NOVAS AMAZONAS ESTÃO PRONTAS!!!!!

Vocês estão ?

Finalmente acabou a produção da hq das novas amazonas. E olha que foram só 8 páginas! Parecia que era um álbum, né? Mas no Brasil é assim mesmo. Eu escrevi o roteiro e passei para o Ricardo Anderson. Após terminar, ele me mandou as páginas que ficaram com o Téo para arte-finalizar. Quando o Téo Terminou, eu passei as páginas para o Henrique para ele diagramar, colocar retículas e legendar a hq.

É lógico que como todos tem seus afazeres, a produção acaba tomando mais tempo do que o normal, mas posso afirmar que o resultado final ficou muito legal.

A história já foi enviada para o meu editor secreto que tentará encaixar a hq em sua publicação. Espero que dê certo. Não vamos ganhar nada com isso (Ao menos não em dinheiro) mas espero que o trabalho tenha alguma repercussão.


Deu pra sentir que essa garotas não são de brincadeira, né?

Bom, é isso. Estou gripadão e não sei quando vou colocar novas dicas de roteiro. Mas prometo retoma-las o quanto antes, ok?

Abs e valeu galera!!



Escrito por Leo Santana às 21h14
[   ] [ envie esta mensagem ]




A FINAL

Está em fase final de produção a hq A FINAL, que deverá sair na PRISMARTE EDIÇÃO ESPECIAL DE COPA DO MUNDO. A hq conta com os brilhantes desenhos do artista LUCIANO FELIX, daqui de Recife. Eu recebi as páginas já artefinalizadas (mas ainda sem legendas) e posso dizer que ficou nota 10 (Mais pelos desenhos do Luciano que deu um show de bola). Abixo disponibilizo uma página para vocês darem uma olhadinha, ok?


A FINAL
Roteiro: leonardo Santana
Desenhos, Arte-Final e Legendas: Luciano Felix



Escrito por Leo Santana às 20h24
[   ] [ envie esta mensagem ]




Feliz Aniversario Claudinha!!!!

Hoje eh aniversario de minha esposa, Claudia!!!!

E, para comemorar, a letra de uma musica que marcou nossas vidas...

Não Quero Dinheiro

Composição: Tim Maia

Vou pedir pra você ficar
Vou pedir pra você voltar
Eu te amo
Eu te quero bem

Vou pedir pra você me amar
Vou pedir pra você gostar
Eu te amo
Eu te adoro, meu amor!

Refrão:
A semana inteira fiquei esperando
Pra te ver sorrindo
Pra te ver cantando
Quando a gente ama não pensa em dinheiro
Só se quer amar
Se quer amar
Se quer amar
De jeito maneira
Não quero dinheiro
Quero amor sincero
Isso que eu espero
Digo ao mundo inteiro
Não quero dinheiro
Eu só quero amar!

Espero para ver se você vem
Não te troco nessa vida por ninguém
Eu te amo!
Eu te quero bem
Acontece que na vida a gente tem
Que ser feliz por ser amado por alguém
Eu te amo
Eu te adoro, meu amor!



Escrito por Leo Santana às 11h52
[   ] [ envie esta mensagem ]




Um monte de coisas

Final de semana totalmente dedicado a vagabundagem. Assisti PENETRAS BOM DE BICO, STEAM BOY, O HOMEM DO ANO E 4 EPISODIOS DA SEGUNDA TEMPORADA DE LOST (5,6,7 E 8).

Pra não dizer que só fiz isso, ainda joguei muito HALF-LIFE 2, fui ainda a uma festa de aniversário infantil.

Mas como nem tudo é festa, ontem fiz um concurso para o IBGE.

Como prometi, assisti a um filme nacional: o homem do ano, com Murílo Benício. Eu poderia ter escolhido um filme mais fácil mas não me arrependo da escolha. A história aqui conta como um homem pacato se mete numa confusão e acaba matando um marginal, tornando-se uma espécie de herói da comunidade. Acontece que, como sempre, tem muita gente mal intencionada tentando tirar proveito dos ingênuos e, logo, o herói se torna bandido, assaltando encapuzado para depois vender serviços de vigilância.

Aqui, deve-se fazer um parenteses para explicar que, ao contrário do que se veria num filme comercial americano, não há na realidade bons e maus. Não há rendeção e arrependimento. O que há são ações e consequencias - não necessariamente boas ou más.

Ou seja, um bom reflexo de nossa sociedade sem maquiagens e esteriótipos.

Em suma, gostei.

Durante a semana, coloco a dica da semana e a frase da semana que ficou faltando essa semana, ok? Fui!



Escrito por Leo Santana às 14h21
[   ] [ envie esta mensagem ]


[ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
  01/09/2006 a 30/09/2006
  01/08/2006 a 31/08/2006
  01/07/2006 a 31/07/2006
  01/06/2006 a 30/06/2006
  01/05/2006 a 31/05/2006
  01/04/2006 a 30/04/2006
  01/03/2006 a 31/03/2006
  01/02/2006 a 28/02/2006
  01/01/2006 a 31/01/2006
  01/12/2005 a 31/12/2005
  01/11/2005 a 30/11/2005
  01/10/2005 a 31/10/2005
  01/09/2005 a 30/09/2005
  01/08/2005 a 31/08/2005
  01/07/2005 a 31/07/2005
  01/06/2005 a 30/06/2005
  01/05/2005 a 31/05/2005
  01/04/2005 a 30/04/2005
  01/03/2005 a 31/03/2005
  01/02/2005 a 28/02/2005


Outros sites
  # METROPOLIS
  # PRA QUÊ TANTO PODER?
  # CIÚMES
  # SOZINHO
  # SEGUNDA-FEIRA SANGRENTA
  # O CHAMADO
  Alan Moore Sr do Caos
  Alex Miranda
  All Silva
  Allan Goldman
  Areia Hostil
  Arquivos HQB
  Bad Girls Blog
  Crazy Claudinha
  Bigorna
  Brado Retumbante
  Carlos Brandino
  Clube
  Comic Art Community
  CQB
  Crazy Claudinha
  Daniel Brandão
  Denelson (Animes Free)
  10 pãezinhos
  Dumpalink
  El Lapadon
  ELMS
  Fantagraphics
  FotoLobo
  Gian Danton
  Gibi Blog
  Girls With Guns
  Glam0ur
  Hardbrasil
  Hector Lima
  International Hero
  Ivan Maurício
  JJ Marreiro
  Joacy Jamys
  Kamen Rider
  Kill My Day
  Lula Borges
  Macoratti - Programação
  Mangazinne
  Manoel
  Marcelo QM
  Márcio Takara
  Martelo
  Mauro Barbieri
  Musikaki
  Napalm Comics
  Nona Arte
  Nona Arte Blog
  Omedi
  Orbital
  Prismarte
  Prof. Gerson
  Quadrinhos Crepúsculo
  Rapadura Açucarada
  Revista Kaos
  Rodrigo Martins
  Samicler
  Sandro Marcelo
  Sci-Pulp
  Seabra
  stinkydonuts
  Seiren
  Superzines
  Time Killer
  Universo HQ
  Zine Brasil [Fotolog]
  Bubba Gump
  Jean Ok Flog
  Zona Negativa
  Marco Santiago
  Laudo
  banda erótica
  FAT
  Sivirino
  Attu Sees All
  Blogalizado
  Anderson Quespaner
  Jackson Gebien
  Warren Ellis
  Paulette
  Antônio Éder
  Relatório Alfa
  o Franco Atirador
  Gibizada
  Munich
  Fábrica de Quadrinhos
  Héroi
  HQ Maniacs
  Sobrecarga
  Candyland
  Cortante
  Neorama
  HQ NADO
  Subterrâneo
  Paulo Nery
  Joe Bennet
  Zuper blog
  Loblog
  Melhores do Mundo
  Roger Cruz
  Blog Dos Quadrinhos
  Raul TM
  LS FLOG
  Ricardo Anderson
  Baú da Grafipar
Votação
  Dê uma nota para meu blog