Blog do Leo Santana


Novo Líder no Arquivos HQB

Em apenas 20 dias, a hq CRIMES PARA ESQUECER de Jorge Fischer e Ofeliano já conseguiu atingir oponto mais alto da lista do nosso site. Eu acho legal quando as pessoas votam por que me indica que tipo de hq eu devo procurar colocar mais no site. É isso aí. Confiram os 10 mais do ARQUIVOS HQB (O link tá aí do lado)

Ranking das Hqs


### Título Personagem Autor(es) Rank Votos
1 Crimes Para Esquecer Horror Jorge Fischer e Ofeliano 24 8
2 O Caveira Ataca e outras histórias Capitão 7 Juarez Odilon 22 11
3 Vidas Paralelas Velta Erick Lustosa e Miltom Estevam 17 9
4 O Homem Planta Precisa Ser Destruído Homem Planta Edmundo Rodrigues 16 10
5 A Gargalhada Terror Ota e Flávio Colin 11 4
6 O Anel de Lid Raio Negro Edno & Edmundo Rodrigues 11 5
7 Ciúme Terror Leonardo Santana & Miltom Estevam 10 5
8 Dragões Urbanos Ficção Watson Portela 9 6
9 Senzala Terror Rodval Matias 9 4
10 O Jovem Máscara Branca Tristão Estevão Ribeiro e Amauri Ploteixa 8 10

 



Escrito por Leo Santana às 18h49
[   ] [ envie esta mensagem ]




Chega de quadrinhos
...por enquanto

Cansei um pouco de falar sobre quadrinhos (Até mesmo por que não tem rendido muito) e hoje decidi falar um pouco sobre mim. Leonardo Santana, Libriano, 31 anos (32 em setembro), casado, uma filha, programador em Visual Basic, roteirista de quadrinhos, editor da revista Brado Retumbante.

O que eu queria mesmo era poder escrever minhas historinhas e ser reconhecido por elas. Fazer sucesso. Lendo uma matéria de Warren Ellis sobre como escrever roteiros para quadrinhos ele afirma que se você quer ter fama, chupe uma pessoa pública. Agora se você quer é ganhar dinheiro escrevendo quadrinhos, é melhor roubar um banco ou arranjar um emprego que o pague bem. Ou chupar uma pessoa pública e cobrar por isso.

COmo podem ver, eu estou no caminho errado. Mas vamos voltar um pouco mais no tempo.

Sempre gostei de quadrinhos. Quadrinhos de heróis. Mas hoje eu não quero falar de quadrinhos e , portanto, vou falar de minhas outras influências. Livros. Gosto muito de ler (Embora o tenha feito muito pouco ultimamente). O primeiro livro que li e gostei mesmo foi "CRÔNICA DE UM AMOR LOUCO" de CHARLES BUKOWSKI. Ele me fez querer ler outros livros do velho bastardo e, quando percebi, estava lendo outras coisas como FERNANDO PESSOA, JACK KEROUAC e por aí vai. Arrisquei-me um pouco invadindo os filósofos mas o único que caiu na minha graça adolescente foi NIETZSCHE. ASSIM FALAVA ZARATUSTRA, ALÉM DO BEM E DO MAL, o ANTI-CRISTO.

Nunca fui de ler para estudar, para introjetar, para mostrar que sabia. Lia por que era divertido, por que (pelo menos os autores que eu lia) eram escrotos, cínicos, quase maus. Eram rebeldes. Eu queria ser um rebelde como eles, mas eu era um bom moço. Sempre fui. Está na minha constituição e na minha educação. Mas, através deles, eu era um rebelde, colocava fogo no mundo e cuspia o sangue de meus inimigos.

Gostava também dos melancolicos e deprimidos. E, aqui, ninguém se equiparava a FERNANDO PESSOA na poesia e nem a DOSTOIEVSKI na prosa. Minto: JOHN STEINBECK era fudidíssimo! Talvez o campeão do baixo astral. LI dois livros deles barra pesadíssimas: A RUA DAS ILUSÕES PERDIDAS e AO DEUS DESCONHECIDO, uma obra que eu considero entre as melhores e piores que já li em toda minha vida. Melhor por que o livro é soberbo e pior por que é tanto sofrimento que não gosto nem de lembrar.

Entrementes, passeei por HUMEBRTO ECO (Apenas O NOME DA ROSA, mas por minha vontade teria lido outros),  GABRIEL GARCIA MARQUES (100 ANOS DE SOLIDÃO e O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA), muita coisa beatnik além do já citado KEROUAK como O UIVO, ALMOÇO NU, GASOLINA E LADY VESTAL, Alguns SHAKESPEARE (REI LEAR, HAMLET, SONHOS DE UMA NOITE DE VERÃO, POESIAS), etc.

Poucos nacionais passaram por minha lista. Mais por aversão gerada por meus professores da infância e adolescência que por não gostar de seus trabalhos. Dentre eles destaco com entusiasmo MACHADO DE ASSIS, que poderia se enquadrar entre os cínicos e rebeldes la´de cima. Até agora não li nada dele que não tenha gostado. Até seus contos são muito bons. Li MORTE E VIDA SEVERINA de JOÃO CABRAL DE MELO NETO, mas poemas grandes não são tanto a minha praia, embora reconheça seu valor. Li VIDAS SECAS de GRACILIANO RAMOS e adorei (E olha que não foi na escola, não. Foram anos depois). Já li RUBENS FONSECA e gosto de seus livros até a metade, mas da metade pro fim acho que ele se perde (Ou eu me perco em suas tramas).

Por enquanto é isso. Esse post não é puro pedantismo (Embora eu admita que pareça), mas apenas por que estou meio sem assunto e estava a fim de falar de outra coisa além de quadrinhos.

A seguir (Quando eu tiver tempo), cinema...



Escrito por Leo Santana às 16h10
[   ] [ envie esta mensagem ]




Novidades

Mistério no Maracanã é mais uma aventura do Judoka que saiu no n. 10 de sua revista em 1970. Belos desenhos e uma história legal. Tudo isso no ARQUIVOS HQB  - http://www.hqfiles.hpg.ig.com.br

E no site da Brado está disponível para venda os zines BIO 47 que, há 7 anos atrás, plantava a semente do que hoje viria a ser a BRADO RETUMBANTE. O site da Brado você já conhece, né? http://www.bradobr.cjb.net



Escrito por Leo Santana às 12h49
[   ] [ envie esta mensagem ]




Campanha: Prezado Editor

Uma campanha idealizada pelo brilhante JJ MArreiro a qual eu apóio, divulgo e participo. Participe você também.

Olá, Pessoal!
Está lançada a primeira parte da Campanha “Prezado Editor” que consiste em enviar cartas (de preferência escritas à mão) para algumas das Editoras que publicam arte sequencial no Brasil. Os endereços físicos das empresas estão listadas abaixo. Evitei colocar os e-mails, pois uma enxurrada de e-mails nas caixas eletrônicas poderia prejudicar o fluxo de trabalho normal das editoras citadas. E a carta escrita à mão é uma comunicação mais pessoal, assim quem quiser fazer pequenas alterações no texto da campanha se responsabiliza por sua própria opinião.
Não é minha intenção agredir ninguém nem criar um clima de animosidade com as editoras. Estou apenas tentando estimular aqueles que querem ler quadrinhos feitos no Brasil que saiam da letargia e passem a agir. Agir mais e falar menos.
Como este é o primeira etapa da campanha ela poderá sofrer adaptações e ajustes de acordo com as sugestões das pessoas que resolverem aderir. Obrigado a todos. Segue uma sugestão de texto e os endereços das editoras:

“Prezado Editor,

Sou leitor de histórias em quadrinhos e tenho sentido falta de publicações produzidas no Brasil por autores brasileiros. Apesar de existirem empreendimentos como Turma da Mônica, Holy Avenger e mais um ou dois títulos com características de produção brasileira gostaria de registrar que como leitor seria muito legal ter mais opções (tanto de gênero quanto de títulos) produzidos no Brasil.
Venho à sua editora informar que como eu existem outros leitores interessados em histórias em quadrinhos brasileiras.
Agradeço a atenção,
Assinado ...”

Endereços de Editoras:

Editora Globo S/A
Rua Domingos Sérgio dos Anjos, 277
São Paulo – SP
CEP: 05136 – 170

Japan Brasil Communication (JBC)
Rua Loefgreen, 1291 – 7º andar
Vila Maria
São Paulo – SP
CEP: 04040 – 031

Ediouro Publicações Ltda.
Rua Nova Jerusalém, 345
Rio de Janeiro – RJ
CEP: 21042 – 235

Conrad Editora
Rua Simão Dias da Fonseca, 93
Aclimação
São Paulo – SP
CEP: 01539 – 020

Editora Escala
Av. Profa. Ida Kolb, 551
Casa Verde
São Paulo – SP
CEP: 02518-000

Panini Brasil Ltda.
Rua Andrade Fernandes, 283
São Paulo – SP
CEP: 05449-050

Mithos Editora
Rua Andrade Fernandes, 283
São Paulo – SP
CEP – 05425-902

Escrito por Leo Santana às 12h21
[   ] [ envie esta mensagem ]




Eu Não Consigo Ser Alegre o Tempo Inteiro
Wander Wildner
Composição: Wander Wildner

Voce sempre surge em minha mente
Sempre você e ninguém mais
É de você que eu me lembro
Sempre você e ninguém mais, e ninguém mais

Eu sempre tento e não consigo
Então as vezes quando a noite chega
Eu fico só comigo mesmo
E só me resta a saudade como companhia, como companhia
Eu não consigo ser alegre o tempo inteiro

Eu não consigo ser alegre o tempo inteiro
Eu não consigo
Voce sempre surge em minha mente
Sempre você e ninguém mais
É de você que eu me lembro
Sempre você e ninguém mais, e ninguém mais

Você diz que não me quer mais
E que agora eu sou seu grande amigo
Você me quer só a metade
Mas pra mim você está em toda a parte, em toda a parte

Eu não consigo ser alegre o tempo inteiro
Eu não consigo ser alegre o tempo inteiro
Eu não consigo

Eu vou fazer um ieieie
Eu vou fazer um ieieie
Eu sou o rei do ieieie



Escrito por Leo Santana às 13h08
[   ] [ envie esta mensagem ]




SIN CITY

Mudando de assunto.

Assisti ao genérico de Sin City (Ei, não me culpem! O Governo é quem incentiva para que consumamos os genéricos!) e gostei pra caramba. Ficou muito legal ver os quadrinhos se mexendo.

Outra coisa que me chamou a atenção foi o fato de que quando passada para a tela a violência se torna muito mais forte que os quadrinhos (onde elas passam quase como normais para os nossos sentidos).

E ainda tem a Jessica Alba..oh, nancy...



Escrito por Leo Santana às 12h38
[   ] [ envie esta mensagem ]




Moinhos

As vezes parece que estamos indo num caminho errado. Sabe aquela sensação que todo mundo sabe de alguma coisa menos você? ou pior, a de que até mesmo você sabe dessa coisa mas se recusa a encará-la como realidade? São dias assim os que vivo. Será que o destino dos quadrinhos é realmente a livraria? Será que os quadrinhos nacionais não vão constituir um produto interessante para os leitores? Será que o seu destino é ser material CULT nas mãos de ordenhadores literários frustrados e serem vendidas por preços exorbitantes? Será que todo mundo quer ser Gênio e só eu quero ser um pateta? Será que estamos produzindo material com a mínima relevância ou estamos apenas - e realmente - copiando fórmulas desgastadas pelo tempo?

As vezes tenho muitas certezas.

As vezes só tenho dúvidas.

As vezes só queria tirar umas férias desse mundo sem temer que ele fosse ruir ante a primeira brisa levantada pelos moinhos de vento...

 



Escrito por Leo Santana às 12h34
[   ] [ envie esta mensagem ]




Curso de Roteiro e Desenho

Está sendo organizado aqui em Recife um curso de Desenho e Roteiro que será ministrado em julho ou agosto (Se tudo der certo). Os interessados devem mandar um e-mail com seu nome, e-mail, telefone e qual o curso de interesse(roteiro, desenho ou ambos) para que possamos entrar em contato quando o curso for de fato começar.

As aulas de roteiro serão ministradas por moi.

É isso aí.



Escrito por Leo Santana às 16h16
[   ] [ envie esta mensagem ]




Atualização nos Arquivos HQB

Crimes para esquecer de Jorge Fischer e Ofeliano. Uma éxcelente hq que retrata um dos períodos mais negros de nossa história.

O nedereço dos Arquivs HQB você já sabe, não é mesmo? Clique Aqui



Escrito por Leo Santana às 13h04
[   ] [ envie esta mensagem ]




Zoorama

Somente para maiores de 18 anos ou mentirosos incorrigíveis.

Aqui



Escrito por Leo Santana às 21h48
[   ] [ envie esta mensagem ]




Guerreiros das Dunas


Dica enviada pelo amigo da Brado LULA BORGES

o gruphq (ou quase isso) lançou aqui em natal, os Guerreiros das dunas o lançamento do livro foi hoje as 8 da noite no Midway mall.
a publicação foi possível devido a junção dos artistas para se fazer uma cooperativa (como nós da brado) o resultado está ai nesse belíssimo album.
a história é sobre como os indios potiguaras viram sob sua perspectiva a invasão dos europeus, os desenhos são muito bons e o roteiro tem aquela sensação cinematográfica que poucas hqs hoje em dia têm. a própia capa lembra um cartaz de filme, né?
custa 15 reais e pode ser pedido (logo, pois parece que a publicação já está toda predefinida para compradores de muito tempo atrás) direto para o criador Emanuel amaral pelo e-mail: emaral@terra.com.br , digam que foi indicado por mim.
Gostei muito do trabalho e aqui repasso para a lista.
em anexo a capa e um belíssimo pedaço de página feita por Gilvan Lira.
abraços a todos,
Lula Borges


Escrito por Leo Santana às 21h26
[   ] [ envie esta mensagem ]




Vida é o que acontece quando se está fazendo outros planos.

A frase de John Lennon é uma das maiores verdades que existem nas nossas vidas. Hoje recebi uma notícia que bagunçou completamente com minha cabeça. Se tudo der certo, vai ter sido uma grande notícia. Se não, ....

Mas não há muito o que fazer. A resposta não está em minhas mãos. Resta esperar e rezar a Deus que o mlehor aconteça. Peço desculpas por deixar vocês meio a ver navios, mas é um assunto pessoal e só escrevi isso aqui meio que para desabafar.

Voltamos agora a nossa programação normal...



Escrito por Leo Santana às 21h21
[   ] [ envie esta mensagem ]




Brado no FIHQ

Veja as fotos no site na Brado



Escrito por Leo Santana às 09h28
[   ] [ envie esta mensagem ]


[ ver mensagens anteriores ]


 
Histórico
  01/09/2006 a 30/09/2006
  01/08/2006 a 31/08/2006
  01/07/2006 a 31/07/2006
  01/06/2006 a 30/06/2006
  01/05/2006 a 31/05/2006
  01/04/2006 a 30/04/2006
  01/03/2006 a 31/03/2006
  01/02/2006 a 28/02/2006
  01/01/2006 a 31/01/2006
  01/12/2005 a 31/12/2005
  01/11/2005 a 30/11/2005
  01/10/2005 a 31/10/2005
  01/09/2005 a 30/09/2005
  01/08/2005 a 31/08/2005
  01/07/2005 a 31/07/2005
  01/06/2005 a 30/06/2005
  01/05/2005 a 31/05/2005
  01/04/2005 a 30/04/2005
  01/03/2005 a 31/03/2005
  01/02/2005 a 28/02/2005


Outros sites
  # METROPOLIS
  # PRA QUÊ TANTO PODER?
  # CIÚMES
  # SOZINHO
  # SEGUNDA-FEIRA SANGRENTA
  # O CHAMADO
  Alan Moore Sr do Caos
  Alex Miranda
  All Silva
  Allan Goldman
  Areia Hostil
  Arquivos HQB
  Bad Girls Blog
  Crazy Claudinha
  Bigorna
  Brado Retumbante
  Carlos Brandino
  Clube
  Comic Art Community
  CQB
  Crazy Claudinha
  Daniel Brandão
  Denelson (Animes Free)
  10 pãezinhos
  Dumpalink
  El Lapadon
  ELMS
  Fantagraphics
  FotoLobo
  Gian Danton
  Gibi Blog
  Girls With Guns
  Glam0ur
  Hardbrasil
  Hector Lima
  International Hero
  Ivan Maurício
  JJ Marreiro
  Joacy Jamys
  Kamen Rider
  Kill My Day
  Lula Borges
  Macoratti - Programação
  Mangazinne
  Manoel
  Marcelo QM
  Márcio Takara
  Martelo
  Mauro Barbieri
  Musikaki
  Napalm Comics
  Nona Arte
  Nona Arte Blog
  Omedi
  Orbital
  Prismarte
  Prof. Gerson
  Quadrinhos Crepúsculo
  Rapadura Açucarada
  Revista Kaos
  Rodrigo Martins
  Samicler
  Sandro Marcelo
  Sci-Pulp
  Seabra
  stinkydonuts
  Seiren
  Superzines
  Time Killer
  Universo HQ
  Zine Brasil [Fotolog]
  Bubba Gump
  Jean Ok Flog
  Zona Negativa
  Marco Santiago
  Laudo
  banda erótica
  FAT
  Sivirino
  Attu Sees All
  Blogalizado
  Anderson Quespaner
  Jackson Gebien
  Warren Ellis
  Paulette
  Antônio Éder
  Relatório Alfa
  o Franco Atirador
  Gibizada
  Munich
  Fábrica de Quadrinhos
  Héroi
  HQ Maniacs
  Sobrecarga
  Candyland
  Cortante
  Neorama
  HQ NADO
  Subterrâneo
  Paulo Nery
  Joe Bennet
  Zuper blog
  Loblog
  Melhores do Mundo
  Roger Cruz
  Blog Dos Quadrinhos
  Raul TM
  LS FLOG
  Ricardo Anderson
  Baú da Grafipar
Votação
  Dê uma nota para meu blog